A sigla FOS significa frutooligossacarídeos. Os FOS são açúcares que, ligados entre si, formam uma corrente de fibras alimentares. Estas fibras podem ser encontradas em abundância em alimentos como chicória, alcachofra, alho, cebola e banana. A inserção delas na sua dieta promove uma ação mais efetiva das bactérias benéficas ao organismo.
Ao mesmo tempo, os FOS são um tipo de carboidrato capaz de manter o intestino em ordem, reduzir a incidência de tumores e prevenir contra o diabetes. Além disso, eles contêm propriedades que reduzem o colesterol e a pressão sanguínea em pessoas hipertensas.
Os FOS são utilizados devido às suas propriedades como prebióticos, fibras não digeríveis que funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, os probióticos.
Por fim, se atribui ao seu consumo a redução da potencialidade de várias patologias humanas. Doenças autoimunes, câncer, acne, cirrose hepática, constipação, intoxicação alimentar, diarreia associada a antibióticos, problemas digestivos gerais, alergias e intolerâncias a alimentos e gases intestinais são apenas algumas das patogenias combatidas pelo uso regular dos FOS.